O encontro foi marcado por momentos de tensão, especialmente quando o assunto abordado foi sobre Jair Bolsonaro. Trump fez questão de elogiar Bolsonaro e se solidarizou com a situação do ex-presidente. “Eu sempre gostei dele, eu sempre gostei dele… Eu me sinto muito mal sobre o que ocorreu com ele". Declarou o líder norte americano. Nessa hora Lula ficou totalmente desconsertado e chegou até a tentar impedir que a imprensa continuasse a gravar a conversa entre os dois chefes de Estado.
O que chamou mais atenção de todos na reunião foi o fato de Trump trazer à baila a Operação Lava Jato que resultou na prisão de Lula. Este ano o Departamento de Justiça dos Estados Unidos reabriu o acordo de leniência da Odebrecht, assinado em 2016, no qual a empreiteira havia admitido o pagamento de US$ 788 milhões em propinas em 12 países da América Latina. Trump pode ter obtido informações que implicariam a vida do petista outra vez?
A expectativa dos representantes do regime brasileiro para essa reunião, era que houvesse um acordo para os Estados unidos retirarem o aditivo de 40% de tarifas sobre diversos produtos exportados pela indústria brasileira. No entanto, a reunião acabou sem chegar a nenhum consenso e as sanções a autoridades como Alexandre de Moraes continuam valendo assim como o tarifaço.
